Universidade e governo discutem parceria para pesquisas sobre o uso da água
Universidade Federal e Governo do Ceará querem otimizar a atuação do Núcleo de Pesquisas em Águas Subterrâneas, Superficiais e Atmosféricas
O reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry de Holanda Campos, reuniu-se ontem (07/08), com o secretário de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Francisco José Coelho Teixeira. Na ocasião, foi discutida a realização de parcerias com o Governo do Estado na área de pesquisas sobre o uso da água, dentro da atuação do Núcleo de Pesquisas em Águas Subterrâneas, Superficiais e Atmosféricas da UFC.
Estiveram presentes também o Prof. Francisco de Assis Souza Filho, coordenador do Núcleo de Pesquisas em Águas Subterrâneas, Superficiais e Atmosféricas da UFC, e o Prof. Francisco Nepomuceno Filho, do Comitê de Implantação do Parque Tecnológico da UFC. Novo encontro para tratar de parcerias no desenvolvimento das atividades do núcleo será realizado hoje entre o reitor e a coordenadora do escritório da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em Fortaleza, Patrícia Aguiar.
Destacando a importância estratégica do núcleo para a elaboração de políticas públicas hídricas no Estado, o reitor apresentou ao secretário a estrutura organizacional e científica da unidade, bem como fotos aéreas do espaço onde será instalada a estrutura física do núcleo, integrante do Parque Tecnológico da UFC, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. O corpo de pesquisadores do local, que hoje conta com 19 docentes, foi apresentado ao secretário pelo coordenador do Núcleo de Pesquisas, Prof. Assis Filho, que avaliou como relevante a soma de esforços entre universidade e gestão pública para a elaboração de soluções regionais. "A ideia é canalizar esse conhecimento e pesquisa para ver de que forma isso pode ser levado em benefício do nosso Estado", afirmou.
Na ocasião, o secretário elogiou a expertise da Universidade na área de Recursos Hídricos e avaliou como "uma oportunidade" a parceria para o fomento do núcleo. "Aqui no Ceará temos uma situação interessante porque temos a cabeça e a prática. Cabeça, no sentido de pesquisas de destaque na UFC, e prática, nessa postura de gestão de trabalhar de forma associada com a universidade", declarou.
Criado no mês de junho, o Núcleo de Pesquisas em Águas Subterrâneas, Superficiais e Atmosféricas da UFC terá, entre outras atribuições, a de gerenciar de forma integrada os recursos hídricos; monitorar, avaliar e planejar proativamente as secas; adaptar os sistemas de recursos hídricos à variabilidade e mudança climática; desenvolver tecnologias de tratamento e melhora da qualidade da água e prover o uso sustentável dos recursos hídricos observando o nexus clima-água-energia-alimento.