Grupo Patrimar registra R$ 2,2 bilhões em lançamentos no período de um ano encerrado no 3T24
Companhia otimiza gestão de estoque e expande landbank para R$ 15,3 bilhões, preparando-se para novas oportunidades no próximo trimestre
O Grupo Patrimar - construtora e incorporadora mineira que atua nas classes econômica, média e alta de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e interior de São Paulo (SP) –, divulgou sua prévia operacional referente ao 3º trimestre de 2024 (3T24) e aos primeiros nove meses de 2024 (9M24). Após um segundo trimestre forte, a companhia adotou no terceiro tri do ano uma estratégia de equilíbrio entre oferta e demanda, focando em gestão de estoque e lançamentos específicos.
No acumulado dos últimos 12 meses (LTM), a Patrimar registrou R$ 2,2 bilhões em lançamentos e R$ 1,6 bilhão em vendas, mantendo um portfólio diversificado nas três regiões em que opera: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A estratégia da companhia no 3T24 foi marcada por uma redução no volume de novo estoque ofertado, em resposta ao desempenho positivo do 2T24, visando maximizar as oportunidades do mercado no próximo trimestre. O crescimento de lançamentos nos nove primeiros meses de 2024 foi de 17% em relação ao mesmo período de 2023 e o crescimento nas vendas dos 9M24 foi de 8% em relação aos 9M23.
A gestão eficaz de estoque continua a ser um diferencial competitivo da Patrimar, com 77% do volume concentrado em empreendimentos lançados nos últimos 18 meses, o que reflete a capacidade da companhia em renovar o portfólio e absorver rapidamente seus produtos no mercado. A eficiência no gerenciamento de vendas também garantiu um baixo volume de estoque concluído em relação ao total.
Landbank fortalecido e crescimento sustentado
O landbank da companhia alcançou R$ 15,3 bilhões no final do 3T24, sendo 70% referente à Patrimar e 30% referente à Novolar. Essa expansão reflete uma estratégia planejada de longo prazo, com foco no crescimento sustentável das operações da empresa, com destaque dado pela companhia em seu release para o crescimento ano após ano das operações no estado de São Paulo e para os terrenos em landbank expostos ao programa Minha Casa Minha Vida, dois focos estratégicos informados pelo Grupo para os lançamentos e vendas nos próximos anos.