Modelagem em BIM otimiza recursos e amplia eficiência em obras da Melnick

Incorporadora utiliza tecnologia que permite a gestão construtiva completa de novos empreendimentos, desde o planejamento até a execução e a entrega

Por Conexão Construção 16/08/2024 - 19:06 hs
Foto: Vitor Franzoi Fonseca
Modelagem em BIM otimiza recursos e amplia eficiência em obras da Melnick
BIM ajuda na organização do canteiro de obras, gerando eficiência na administração de materiais

Construtoras de alto padrão do mundo inteiro estão adotando a tecnologia BIM (Building Information Modeling) em suas obras. Traduzindo para o português, pode-se chamar a ferramenta de ‘Modelagem da Informação da Construção’, que se utiliza de softwares para criar modelos virtuais do empreendimento em 3D, representando fielmente os elementos de projeto que serão executados na obra. A Melnick, referência em Construção Civil no sul do País, é pioneira na utilização desta tecnologia, que vem revolucionando o ramo.

Mas muito além da visualização tridimensional, o BIM é um banco de dados completo, que unifica todas as informações do projeto, desde detalhes minuciosos do terreno, elementos construtivos a serem utilizados.

O BIM une tecnologia, técnica e processo. Desta forma, os responsáveis por todas as etapas da obra, desde projetistas, setor de planejamento, orçamento e compras, execução e manutenção pós-entrega. ganham um poder de análise detalhado e unificado, facilitando o gerenciamento da mesma como um todo. A ferramenta, assim, potencializa a eficiência e melhora a coordenação operacional e estratégica, trazendo melhores resultados, ampliação das garantias de qualidade e redução de custos.

Vantagens da Modelagem em BIM 

O sistema BIM facilita com precisão as diversas tarefas técnicas do estudo de viabilidade da obra, etapa inicial e fundamental para que o projeto obtenha o sucesso esperado. Análises de movimentação de solo e contenções, por exemplo, são realizadas visando maior eficiência e aproveitamento do terreno a ser incorporado.  

Com a modelagem BIM, é possível simular e estudar de forma antecipada diferentes soluções técnicas de projeto, buscando a maior qualidade e conforto para o cliente final. Na etapa de concepção do produto, a tecnologia permite avaliar com eficiência a resistência dos materiais utilizados e como se comportam em questões energéticas e de conforto térmico e acústico. Igualmente, torna a obra mais sustentável, pois a ferramenta rastreia a influência que o sol e o vento terão na edificação. Assim, é possível simular diferentes cenários e escolher melhor o posicionamento de fachadas e esquadrias para melhor aproveitar a incidência de luz natural e minimizar impactos ao ecossistema através da redução do consumo de energia elétrica, por exemplo.

Durante a etapa de projeção, todas as disciplinas utilizam a tecnologia BIM para o desenvolvimento de seus projetos autorais. Isso porque o sistema permite à engenharia realizar a coordenação e a compatibilização de projetos com mais qualidade e produtividade por meio de ferramentas capazes de verificar automaticamente o atendimento de premissas e identificar interferências entre elementos das diferentes diciplinas.

Quanto ao orçamento da obra, o BIM auxilia na extração de quantitativos de forma rápida e eficiente, permitindo maior produtividade e acurácia nesta etapa. Qualquer alteração que precise ser realizada no projeto, há atualização automática nas planilhas de quantidades, agilizando os processos de adequações.

Na fase de execução, a manipulação do modelo virtual no canteiro de obras através tablets e smarphones garante, igualmente, maior compreensão dos projetos. Através de aplicativos específicos, é possível visualizar e buscar informações relevantes de todos os elementos que serão executados, auxiliando a equipe de engenharia na verificação dos serviços. Além disso, o BIM possibilita um planejamento mais assertivo das atividades a serem executadas, bem como da quantificação e da solicitação de materiais.

Segundo o Diretor de Engenharia da Melnick, Rubem Piccoli, o BIM ajuda também na organização do canteiro de obras, gerando eficiência na administração de materiais e das equipes durante o processo, o que resulta, por fim, na redução de custos. “O sistema centraliza um banco de dados completo da obra, ampliando a agilidade e oferecendo aos gestores controle total sob todas as etapas no processo construtivo do empreendimento. O BIM consegue realizar uma integração harmônica e bem estruturada entre todos os setores da construtora em torno do projeto”, destaca Piccoli.

Ainda, esta tecnologia está disponível para ser utilizada pelos clientes em empreendimentos específicos, possibilitando acesso por um aplicativo. Nela, é possível visualizar tridimensionalmente, por meio de realidade aumentada, as instalações elétricas, hidráulicas, de gás e de ar-condicionado da unidade, auxiliando no entendimento dos sistemas presentes nos ambientes no caso de manutenção ou reforma.