15ª edição do Concrete Show bate recordes e aponta as principais tendências da cadeia construtiva
Informa Markets anuncia que, em 2025, o evento está marcado para os dias 19 a 21 de agosto
Entre os dias 6 e 8 de agosto, o São Paulo Expo, na capital paulista, recebeu a 15ª edição do Concrete Show – maior evento da cadeia construtiva do concreto na América Latinha. A Informa Markets, organizadora do evento, celebra os recordes. Dispostos em uma área de 32 mil m², os mais de 400 expositores, sendo 60 estreantes, puderam apresentar as principais novidades e tendências que, se já não estão, devem tomar conta dos canteiros de obras brasileiros nos próximos meses. Em três dias, o evento recebeu cerca de 23,2 mil pessoas.
“A construção civil vem passando por um momento muito positivo, sobretudo com o crescimento do PIB no setor, além da alta demanda por profissionais qualificados. E o sucesso que observamos nesta 15ª edição do Concrete Show é representado, especialmente, pela alta qualificação dos nossos visitantes. Outro índice que corrobora com isso é o grande número de marcas presentes, inclusive aquelas que deixaram de expor por um tempo e que voltaram nesta edição; além, é claro, das estreantes. Com isso, chegamos ao último dia com grandes perspectivas e pensando não apenas em 2025, como também, nos anos à frente”, diz o Diretor de Portfólio de Infraestrutura e Tecnologia da Informa Markets, Hermano Pinto.
Neste ano, os expositores trouxeram muita interatividade - desde a parede pré-fabricada, aos vergalhões em vários formatos e até óculos de realidade aumentada para testar maquinário concreto enriquecido com fibras que proporcionam maior durabilidade e resistência.
Novidades para 2025
Especialmente para a edição de 2025, que será realizada entre os dias 19 e 21 de agosto, o gerente de Produto do Concrete Show, Fernando D’Áscola, adianta algumas mudanças. “No próximo ano teremos uma área 20% maior. O evento acontecerá nos pavilhões 1, 2 e 3 do São Paulo Expo, que possuem o pé direito mais alto. Além disso, a Praça da Alvenaria ocupará um espaço ainda maior e a Mega Demo Paredes de Concreto passará por uma remodelação”.
Segundo o executivo, a mudança de pavilhões oferecerá uma grande vantagem aos expositores. “Por conta do pé-direito mais alto e da área mais extensa, será possível às marcas trazerem equipamentos de porte ainda maior do que as que estiveram nesses três dias. Além disso, poderemos comportar mais empresas e, com isso, chamar ainda mais público, fazendo com que o Concrete entre em um círculo virtuoso”, conclui D’Áscola.
Expositores demonstram satisfação
O otimismo também tem imperado entre as marcas participantes. É o caso do executivo de Vendas da Zoomlion, Ronildo Donizete. “Temos participado do Concrete Show, desde 2019, com o estande ocupando uma área maior ano a ano. Especialmente esta edição foi muito proveitosa porque fechamos muitos bons negócios. Também trouxemos novidades, como as plataformas elevatórias, escavadeiras, além das betoneiras que, até então, não eram comercializadas no Brasil, mas que passarão a fazer parte do nosso portfólio a partir de agora”, relata.
Outra que também sempre vem com boas expectativas é a Convicta, cujos profissionais enxergam o Evento como estratégico para a companhia. E, neste ano, não foi diferente. “Já faz 10 anos que participamos do Concrete. Essa é a minha terceira edição e a cada ano, procuramos trazer algo novo e 2024 tem sido uma das maiores para nós. Todos os dias geramos vendas e já estamos com negócios engatilhados também. Nos preparamos o ano todo, já que este é o nosso maior evento”, diz a responsável pelo Marketing, Tifany Souza. A Companhia também aproveitou o Concrete para apresentar uma novidade. “A Convicta Nordeste é a nossa primeira filial e a escolha de ter sido nesta região é para facilitar o atendimento. Lá não é uma fábrica, mas um distribuidor, com locação de peças para exposição e reforma, completa a executiva.
A Siti, que também já participa do Concrete há um bom tempo fez questão de frisar que realizou bons negócios. “Este ano já deu venda. De três anos que venho com a Empresa, esse foi o que mais teve pessoal aqui, que mais gerou visibilidade. Não para de chegar gente no nosso estande. Ano que vem estaremos aqui com toda certeza”, afirma com convicção a responsável pelo Marketing, Gabriele Cavanaghi.
Retomando a participação
Em 15 edições, houve marcas que estiveram ausentes em algumas, mas que este ano, voltaram com força total. É o caso, por exemplo da Schwing. “Participamos desde a primeira edição do Concrete, porém ficamos sete anos fora. Retornamos, agora, com bastante novidades, sobretudo com equipamentos de ponta. Estamos com boas perspectivas de vendas. Ainda não apuramos todos os resultados, mas acreditamos que estaremos aqui ano que vem novamente”, diz o responsável pelo Marketing da Schwing, Marcos Almeida.
Quem faz coro à satisfação de estar de volta é Daniel Luiz Bachmann, do Marketing da Menegotti. “Há 10 anos a gente já participava dela, e ano passado tivemos essa retomada. Estar de volta é ótimo pelo bom contato com os clientes. E esse ano está sendo muito bom. Já fechamos negócios, vendemos o maquinário. Havia clientes que estavam esperando para falar conosco pessoalmente, para fechar negócio, e outros para ver o maquinário antes de fechar negócio. Voltaremos no próximo ano, com certeza. Inclusive a feira proporciona muitas ideias também, então a gente já aproveita pra pensar na próxima vinda, já baseado nas tendências que vimos este ano”.
Aço e sustentabilidade, tudo a ver
Sustentabilidade foi uma das tônicas desta edição, empresas como a Aço Verde do Brasil consideram que estar no Concrete Show foi uma oportunidade não apenas de apresentar seus produtos, como também, se firmar no mercado, como relata o diretor Comercial e de Logística, Leandro Vasconcelos. “Estar no Concrete Show faz parte da nossa estratégia de crescimento e inovação. A feira é uma plataforma essencial para o desenvolvimento de novos negócios, que nos permite interagir diretamente com clientes e parceiros, fornecedores e instituições financeiras. Além disso, nos possibilita também cultivar possíveis relacionamentos comerciais e identificar novas tendências e demandas do mercado”.
Outra produtora de aço com baixa pegada de carbono e que além de expositora, também marcou presença como patrocinadora e apoiadora do Congresso Construindo Conhecimento e da Arena 120 Ideias, foi a ArcelorMittal Aços Longos. Paula Couri, diretora de Marketing e Produtos acredita que é cada vez maior o interesse por inovações que promovam a sustentabilidade. “Estamos muito satisfeitos com os resultados, principalmente com a grande presença de público, cada vez mais engajado. Outro ponto que contribuiu para atrair um maior número de visitantes, clientes e a imprensa, é o nosso amplo portfólio de produtos e soluções em aço. Destaque para o vergalhão ArcelorMittal 50 S XCarb® – primeiro produto da empresa na América Latina com baixa pegada de carbono – e de alta resistência 70 S / AR. O evento também permitiu a prospecção de novas relações comerciais e o fortalecimento de parcerias de longa data. A nossa expectativa é a realização de bons negócios nos próximos meses”, diz.