OEC entrega Mergulhão do Anel Viário de Campo Grande
A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou em 05/7 o novo Mergulhão sob a Avenida Cesário de Melo, no bairro de Campo Grande. A obra, executada pela OEC, faz parte do pacote de intervenções do Anel Viário, dentro do Plano de Mobilidade de Campo Grande, projeto que está transformando o bairro mais populoso do país e que tem previsão de conclusão em 2026.
O novo Mergulhão possui 420 metros de extensão, 13 metros de largura, com quatro pistas (duas em cada sentido da via). Foram executados cerca de 10 mil metros quadrados de contenções, com a utilização de mais de 200 tirantes. A passagem subterrânea irá reduzir o trânsito no cruzamento da Avenida Cesário de Melo com a Estrada do Monteiro e ainda desafogar a Rua Professor Castilho.
Antes das obras, os motoristas que se encontravam na Estrada do Monteiro dirigindo no sentido Avenida Brasil eram obrigados a virar à direita e contornar a Praça Francisco Barbosa, para acessar o Viaduto Alim Pedro. Agora, basta aos motoristas acessarem o Mergulhão, passando por baixo da Avenida Cesário de Melo, e saindo do outro lado, já na entrada do viaduto. Essas intervenções irão permitir o maior escoamento de tráfego de veículos na região central de Campo Grande, diminuindo o tempo de deslocamento pela metade, e facilitando a circulação pelo bairro.
Para Rogério Dourado, Diretor de Contratos da OEC responsável pelo mercado fluminense, é mais uma entrega que garantirá comodidade para a população da cidade. “Estamos felizes por entregar a segunda obra em menos de uma semana à prefeitura. É prova do nosso compromisso e que nos anima para seguirmos executando nossos contratos, atendendo nossos clientes e a população do Rio de Janeiro”, afirma.
Terminal BRT Pingo D’Água
Seis meses após o início da operação da Nova Transoeste, a Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou no último sábado (29/06) o Terminal Pingo D’Água, em Guaratiba. Entregue pela OEC – Odebrecht Engenharia e Construção, este é o terceiro terminal construído neste corredor a partir da ampliação de antigas estações. O primeiro, Magarça, foi entregue aos cariocas no dia 31 de março, e o segundo, Mato Alto, em 19 de maio. As obras no Terminal Curral Falso serão entregues ainda este ano.
A antiga estação Pingo D’Água (877 m²) foi demolida e deu lugar a um terminal 22 vezes maior, com 19.825 m². Ele proporcionará mais conforto e comodidade aos passageiros que utilizam os articulados do BRT para viajar entre Barra da Tijuca, Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz.
A obra do novo Terminal BRT Pingo D’Água gerou cerca de 1.600 empregos diretos e indiretos. Para a construção, foram utilizadas 250 toneladas de aço e nove milhões de litros de concreto. A transformação de estações em terminais neste corredor é resultado de um investimento de mais de R$ 180 milhões.
De acordo com Dourado, esta entrega reflete o compromisso da OEC com os seus clientes e com as comunidades às quais serve. “Estamos muito felizes por ter realizado mais esta obra para benefício da população do Rio de Janeiro, que terá mais conforto e agilidade para se locomover na cidade. Seguiremos firmes trabalhando para as próximas entregas junto à Prefeitura do Rio”.
Plataformas alimentadoras e bicicletário
Completamente transformado, o novo Terminal BRT Pingo D’Água operará em conjunto com dois terminais alimentadores, fazendo integração entre os ônibus comuns e vans oriundos da Estrada da Pedra e da Avenida Dom João VI. Melhorias nos sistemas viários e de drenagem foram realizadas no entorno da nova parada de ônibus BRT, causando algumas alterações no trânsito, sobretudo nos retornos.
Em virtude do alto tráfego de ciclistas na região de Guaratiba, um bicicletário com capacidade para 600 bicicletas também foi construído no local. Ele foi erguido com cobogós, material tipicamente brasileiro formado por tijolos em cerâmica. Vazado, ele permite maior ventilação e entrada de luminosidade, sendo perfeito para áreas de grande movimentação como o Terminal BRT Pingo D’Água.
Terminal Curral Falso
O último terminal a ser entregue, ainda este ano, será o novo Terminal BRT Curral Falso, também em execução pela OEC. Serão 18,3 mil metros quadrados, com integração entre ônibus comuns e vans, oriundos da Estrada de Sepetiba e Avenida Cesário de Melo. A antiga estação de mesmo nome tinha apenas 300 metros quadrados. O novo terminal contará com uma passarela de acesso e bicicletário com 400 vagas. As obras seguem em ritmo acelerado assim como as melhorias nos sistemas viários e toda a drenagem do entorno.