John Deere e Wirtgen apresentam soluções para construção, pavimentação e mineração
Entre as novidades estão a nova estratégia de versões da John Deere e a vibroacabadora compacta SUPER 1400 da Wirtgen
A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, e o Grupo Wirtgen, líder global em tecnologias e equipamentos de pavimentação, uniram forças na M&T Expo 2024 para apresentar ao público novidades como a retroescavadeira 310 P e a pá-carregadeira 944 X da John Deere (ambas já na nova estratégia de versões G, P e X) e a Vögele SUPER 1400, vibroacabadora do grupo Wirtgen.
A Nova Estratégia de Versões, com modelos G, P e X, é a grande novidade da John Deere na feira. Os modelos G fornecem a versatilidade e robustez necessárias para os trabalhos de construção com menor complexidade e maior diversidade de aplicações. Os modelos P contam com recursos avançados que oferecem desempenho, eficiência, conforto e vida útil excepcionais em aplicações exigentes e de alta produção. Já os modelos X contam com tecnologias disruptivas e recursos inovadores.
“O portfólio da John Deere atende às expectativas e considerações dos clientes com soluções que tratam das mais variadas necessidades em relação a recursos de desempenho, conforto e preço”, afirma Thomas Spana, gerente de Marketing da Divisão de Construção da John Deere para a América Latina.
Já o Grupo Wirtgen levou ao espaço o que há de mais inovador em pavimentação, com a vibroacabadora compacta Vögele SUPER 1400, que oferece uma taxa de aplicação de 600 t/h; a fresadora a frio W150 F, ideal para obras em grandes centros urbanos; e o rolo compactador HC 110 G, com capacidade de escalada de 58%.
“A inteligência do Wirtgen Group somada aos anos de experiência da John Deere buscam trazer para a M&T Expo 2024 o que há de mais moderno e tecnológico no segmento de equipamentos para construção e recuperação de rodovias. Nosso objetivo é facilitar a vida dos operadores e aumentar a rentabilidade do seu trabalho”, acrescenta Adriano Correia, diretor-presidente da Wirtgen Brasil.
John Deere modelos P
Dentro dessa Nova Estratégia de Versões, o público viu pela primeira vez ao vivo a retroescavadeira 310 P. O equipamento conta com um motor eletrônico que disponibiliza maior acesso a dados e habilita o MODO ECO, responsável por proporcionar uma economia de até 20% no consumo de combustível. Quando a máquina está sendo utilizada em aplicações mais leves, o operador pode trabalhar no modo de economia de combustível, permitindo um ajuste automático da rotação do motor na primeira e segunda marcha, o que resulta em maior eficiência de combustível. A John Deere garante o consumo de 5,8 L/h de suas retroescavadeiras no Programa Litros de Vantagem.
Os visitantes também conheceram as novas escavadeiras P — nos modelos 210 P e 350 P —, que contam com tecnologias que visam o aumento da eficiência e durabilidade. Além de ser uma máquina produtiva devido ao seu exclusivo sistema de giro, as escavadeiras contam com três modos de operação diferentes: ECO, Power e High Power, que fornecem diferentes níveis de potência e eficiência. Elas têm um sistema integrado de nivelamento 2D, auxiliando os operadores na execução de trabalhos de escavação ao fornecer orientações precisas em duas dimensões.
Somada a esse novo portfólio de equipamentos está a motoniveladora 620 P. Com a introdução de novos controles de operação, como joystick, a John Deere oferece funcionalidades que automatizam aplicações repetitivas e aumentam a produtividade independentemente do nível de experiência do operador. Outra novidade é o exclusivo Círculo de Giro Premium, engrenagem totalmente selada — sem a troca dos insertos de desgaste — que proporciona mais produtividade e redução dos custos de manutenção.
Para fechar a gama de máquinas classificadas na versão P, está a pá-carregadeira 744 P, que conta com balança integrada para facilitar o monitoramento e assertividade na produção.
John Deere modelos G
Os clientes que visitaram o estande conheceram mais sobre a nova escavadeira 200 G, que garante baixo consumo de combustível, e a pá-carregadeira 444 G, um equipamento versátil que pode ser usado em aplicações de construção e agrícolas.
John Deere modelos X
Para mostrar ao público o conceito dos modelos X, a John Deere trouxe pela primeira vez ao Brasil a retroescavadeira 944 X equipada com o sistema E-Drive. Trata-se de uma máquina projetada para reduzir custos e maximizar a produtividade, combinando com confiabilidade para atender às necessidades dos clientes.
O E-Drive é um sistema de transmissão híbrido-elétrico composto pelo motor John Deere de 13,5 L, que permite que a máquina queime menos combustível enquanto carrega mais material. Essa tecnologia recaptura a energia cinética quando o operador solta o pedal do acelerador, muda a direção da máquina ou dirige em declives. A energia recuperada pode ser utilizada para acionar os geradores das bombas hidráulicas, reduzindo a carga do motor e permitindo que o controlador envie menos combustível para o motor.
Equipamentos Wirtgen
Na M&T Expo 2024, o Wirtgen Group apresentou o que há de mais tecnológico na pavimentação com a Vögele SUPER 1400, uma vibroacabadora extremamente compacta que alcança uma alta taxa de pavimentação e oferece uma largura de até 7,3 m. Juntamente com a mesa extensível AB 480, que incorpora sistemas de compactação formados por compactadores e vibradores, a SUPER 1400 atinge um elevado grau de pré-compactação, assim como larguras de pavimentação variando entre 2,55 m e 6,3 m. Trata-se de uma máquina extremamente potente, com um motor a diesel de 4 cilindros e 101 kW da John Deere.
Outro lançamento do grupo é a fresadora a frio W150 F, um equipamento com uma largura de fresagem de 1,80 m ideal para uso em grandes canteiros de obras com condições de espaço restrito, como nos centros das cidades. A máquina tem dimensões compactas e um peso otimizado para fácil transporte. O conceito de operação intuitivo, combinado com os sistemas de assistência digital e o sistema de nivelamento LEVEL PRO ACTIVE, possibilita o controle eficiente por um único operador.
Os visitantes da M&T Expo também conheceram o rolo compactador HC 110 G, equipado com o modo ECO eficiente, que permite economia de diesel de até 20% sem afetar o desempenho da compressão. A frequência e as forças de compressão permanecem constantemente elevadas, mesmo com rotações reduzidas do motor. Isso também é acompanhado por uma redução correspondente nas emissões de CO2.
Mill Assist
As pessoas que visitaram o estande também conheceram mais de perto a tecnologia Mill Assist, que permite ao operador definir ajustes automáticos para o equipamento, otimizando o seu desempenho com base em dados coletados e carregados em tempo real no John Deere Operations Center. Ao realizar as configurações, é possível determinar a potência certa para alcançar a produtividade esperada, a velocidade de trabalho e de rotação do tambor de fresagem para atingir o acabamento ideal, ou a melhor relação entre o RPM do motor e a velocidade de trabalho, que entregará maior economia de combustível e menor emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).
“Os dados coletados otimizam a quantidade de caminhões no local e programam a manutenção proativa, contribuindo para resultados de projeto aprimorados. Ela analisa o tempo inativo e o consumo de combustível, proporcionando insights para melhorar a eficiência geral do projeto e cumprir prazos consistentemente”, acrescenta Correia.
Conectividade e pós-vendas
Junto com o portfólio de equipamentos e tecnologias apresentados, o estande ofereceu um ambiente dedicado às soluções de pós-vendas, serviço e peças que evidenciam o olhar que a John Deere e o Wirtgen Group têm para as necessidades de seus clientes. Isso começa pela Rede de Distribuidores, que está presente para atender os visitantes e auxiliá-los a encontrar a melhor solução em equipamentos para cada operação.
Entre as novidades, a John Deere realizou o pré-lançamento do modem JD Link M, que chega para conectar novas máquinas da linha amarela às tecnologias da empresa, possibilitando que seus dados sejam coletados em tempo real com o John Deere Operations Center, um sistema gratuito de gerenciamento online de operações que permite acesso às informações de qualquer lugar e a qualquer momento.
Uma vez que os dados são coletados, eles vão para análise nos Centros de Soluções Conectadas (CSC), serviço de suporte remoto da John Deere que os visitantes acompanhassem em funcionamento ao vivo durante a feira. O Brasil tem hoje 43 Centros de Soluções Conectadas para auxiliar a gestão do produtor, a maior concentração do mundo desses centros de tecnologia em um único país. Atualmente, mais de 85% dos atendimentos de serviços são feitos ou iniciados de forma remota com o Service Advisor Remote, o que reduz o tempo médio de atendimento/reparo em 50%.
Outra solução pensada na redução de custos aos clientes foi o “Instant Expertise Everywhere”, que utiliza Smart Glasses (ou óculos de realidade aumentada) como uma ferramenta de comunicação entre fábrica e mecânicos no campo. Os óculos conectam o técnico que está com a máquina a um especialista em qualquer lugar do mundo, possibilitando interação por imagens e um fluxo de comunicação técnica em tempo real – sejam informações detalhadas de componentes ou esquemas mecânicos, elétricos ou hidráulicos.
Por fim, o público aprofundou seu conhecimento sobre soluções em pós-vendas com o John Deere Protect™, um pacote que garante previsibilidade de gastos por meio da combinação de garantia estendida, manutenção preventiva e serviços de conectividade, e pelo John Deere Fidelidade, um programa de benefícios que faz com que compras de serviços e peças virem prêmios, oferece ativações especiais, resgate de seedz e promoções de desconto.