Midea inicia obras de sua primeira fábrica 100% própria no Brasil
A cerimônia da Pedra Fundamental, que aconteceu em 12 de abril, contou com a presença do vice-presidente global da companhia, o chinês Eric Wang, e do CEO no Brasil, Felipe Costa
Aconteceu em Pouso Alegre, Minas Gerais, no dia 12 de abril, o evento de lançamento da pedra fundamental da primeira fábrica 100% da Midea, uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo e líder em equipamentos de climatização, no Brasil.
A cerimônia contou com a participação de autoridades locais e executivos da empresa, dentre eles Felipe Costa, CEO do grupo Midea Carrier no Brasil, e Eric Wang, vice-presidente global do Grupo Midea e presidente da Midea International Business.
“O Brasil é hoje um dos maiores mercados de linha branca do mundo e o maior da América Latina. É com muita satisfação que damos início aos trabalhos para a construção desta importante unidade de negócio”, comentou Wang, que veio ao país especialmente para o evento.
Midea já tem participação em duas fábricas no Brasil através da sua Joint Venture com a Carrier, uma em Manaus/AM, onde são produzidos aparelhos de ar-condicionado residenciais e micro-ondas, e outra em Canoas/RS, onde são produzidos sistemas de climatização comerciais.
“Esta fábrica é parte importante do nosso processo de expansão. Nossa meta é estar entre os três principais players do mercado nos próximos anos e agora teremos a competitividade necessária para sermos relevantes no segmento de refrigeração”, explicou Felipe Costa.
A Midea Indústria do Brasil, nova fábrica do Grupo Midea, terá a capacidade de produzir 1.3 milhões de produtos por ano. A companhia prevê investir aproximadamente de R$600 milhões de reais na planta de 73 mil metros quadrados e estima gerar 500 empregos diretos e outros 200 indiretos.
A inauguração da Midea Indústria do Brasil está prevista para julho de 2024, quando será iniciada a produção dos primeiros refrigeradores duas portas Frost Free, que estarão à venda no terceiro trimestre do ano que vem.
O Grupo Midea tem outros planos para o país: “Se o mercado brasileiro continuar demostrando recuperação, o Grupo está disposto a continuar investindo no Brasil”, concluiu Felipe Costa.