Fábrica de Aduelas da Linha 6-Laranja inicia atividades com 70% de mulheres na força de trabalho
Unidade vai produzir mais de 60 mil aduelas para os túneis subterrâneos da futura linha do Metrô de São Paulo
A Concessionária Linha Universidade e a Acciona retomaram, em 14/12, as operações da Fábrica de Aduelas, que produz os segmentos de concreto pré-moldado utilizados para a sustentação dos túneis subterrâneos da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo. A grande presença feminina na força de trabalho e na liderança da fábrica é um dos diferenciais, já que cerca de 70% da equipe será formada por mulheres.
"Eu já tinha passado pela fábrica de aduelas parada, e fico feliz de ver as operações dela sendo retomadas agora, fabricando um insumo fundamental para fazer aquilo que, talvez seja o mais importante em um grande centro urbano, que é melhorar a mobilidade das pessoas. Quando a Linha 6-Laranja estiver pronta, nós sabemos quantas horas vamos economizar por dia no transporte público", disse Rodrigo Garcia, Vice-Governador de São Paulo.
"O compromisso da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, com total subsídio do Governo de São Paulo, de que não haveria obras paradas nessa gestão, permitiu que hoje fosse anunciado mais uma etapa fundamental do andamento das obras da Linha 6-Laranja. Além do avanço para garantir transporte de qualidade para a população da cidade, também estamos abrindo espaço para mais empregos, principalmente, para as mulheres, que sabemos, são essenciais na rotina financeira de muitas casas", destacou Paulo Galli, secretário dos Transportes Metropolitanos.
Com o recomeço das atividades, serão fabricadas as mais de 60 mil aduelas que serão utilizadas até o final da construção da linha, com previsão de ser inaugurada integralmente em 2025. As aduelas são fundamentais para o início da operação das duas tuneladoras (tatuzões), uma ainda este mês, que irão perfurar solo e rocha, respectivamente, nos sentidos sul e norte da linha.
A fábrica, que contará com mais de 120 colaboradores, terá grande parte da força de trabalho formada por mulheres. Parte delas ainda não possuía experiência no setor ou em suas funções. Elas foram selecionadas pelo programa “Mulheres da Construção” da Acciona, que além de contratar, também oferece capacitação profissional certificada em parceria com o Senai e a Escola da Movimentação. Alguns dos postos de trabalho já ocupados por mulheres na linha de produção da Fábrica de Aduelas são: Auxiliares de Produção, Ponte Rolante, Movimentação de Carga, Ajudantes de Pedreiras, além de funções de liderança, como Responsável de Produção, Engenheiras ou Técnicas.
“Com o programa Mulheres da Construção, ratificamos nosso compromisso com a diversidade, a inclusão de gênero e a transformação do cenário de nosso segmento, onde usualmente não se encontram muitas mulheres na linha de frente”, diz André De Angelo, diretor País da Acciona, empresa responsável pela construção e principal acionista da Linha Uni.
Ao todo, a Linha 6-Laranja já conta com mais de 5 mil trabalhadores, diretos e indiretos, em 19 frentes de trabalho simultâneas. Ao longo de toda a obra, serão gerados mais de 9 mil empregos.
Fábrica e processo produtivo
A fábrica está localizada estrategicamente em uma pedreira em Perus (SP), com uma área de 40 mil metros quadrados, próxima a importantes rodovias, como o Rodoanel, Rodovia dos Bandeirantes e a Marginal Tietê.
Nove aduelas compõem um anel a ser instalado nos túneis. A capacidade de produção é de 15 anéis completos por dia, que equivalem a 27 metros de extensão. Cada anel tem diâmetro externo de 10,2 metros, largura de 1,8 metro e peso de 58 toneladas. Até o final das obras, serão produzidas mais de 60 mil aduelas, consumindo 145 mil metros cúbicos de concreto, 58 mil toneladas de cimento e mais de 9 mil toneladas de aço.
A linha de produção de um anel de concreto é composta por diferentes etapas, desde a limpeza das formas até o estoque. Depois de estocados por 28 dias - tempo ideal para garantir a cura do concreto - os segmentos podem ser movidos e colocados na frente da tuneladora, que os posiciona à medida em que cava os 15,3 quilômetros da nova linha de metrô.
Já foi realizado o primeiro transporte de aduelas para os canteiros de obras. A primeira tuneladora - que seguirá no sentido sul - começará a operar ainda este mês e percorrerá o trecho entre as estações Santa Marina e São Joaquim. A partir do poço central, o equipamento perfurará dez quilômetros, abrangendo dez estações, com escavações em solo.
Outra etapa das obras prevê a instalação da segunda tuneladora para a escavação em rocha de 5,3 quilômetros no sentido norte – até a futura estação Brasilândia.
Linha Universidade ou Linha 6-Laranja
Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.
Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade. As obras estão em execução pelo braço de construção do grupo ACCIONA, com geração de mais de 9.000 empregos. Depois de finalizada, a Linha 6 será operada pela Linha Uni por 19 anos.