Concrejato desenvolveu andaime adequado à curvatura de tradicional edifício garagem em São Paulo
Edifício Garagem Alfredo Issa foi construída na década de 1970 e passa pela primeira grande intervenção
Um dos prédios mais conhecidos do Centro de São Paulo – seja por seu formato arredondado ou por ter abrigado um dos maiores Poupatempo do Estado – o Edifício Garagem Alfredo Issa passa por sua primeira grande intervenção. O prédio, projetado pelo arquiteto Benno Perelmutter em concreto aparente com brises icônicos, redefiniu o conceito dos edifícios-garagem na década de 1970 e está em processo de tombamento pela Prefeitura Municipal de São Paulo.
A Concrejato Engenharia está executando, em consórcio com a empresa Engeform, as obras de reforma, restauro e recuperação estrutural da edificação, cujos brises, em especial, enfrentam graves problemas estruturais. O projeto está sendo conduzido com a metodologia de Lean Construcion, conhecida pelos diversos benefícios para otimizar a gestão da obra — como a redução de desperdícios, da variabilidade e do tempo de ciclo.
Para atuar de forma eficiente de acordo com as diretrizes contratuais e conciliando as particularidades do formato específico do empreendimento, uma equipe formada pelos profissionais do consórcio desenvolveu um estudo de andaimes para atingir os acessos adequados aos pontos de trabalhos: “Com esse modelo de andaime ajustado à construção foi possível realizar o aproveitamento das bandejas apara-lixo e de proteção que já estavam instaladas no prédio e que foram por nós ajustadas. Os furos nas estruturas de madeira ao longo das bandejas permitiram a passagem dos quadros de andaime e, assim, evitamos o trabalho de remoção e refixação das bandejas a cada avanço de trecho da obra”, destaca Augusto Vitor, da Concrejato.
As obras do Edifício Garagem Alfredo Issa envolvem a recuperação de mais de 64 mil m² de sua estrutura em concreto, o que engloba a revitalização e adequação das instalações administrativas, com substituição integral das instalações prediais, impermeabilização e execução de caixas externas de escadas e rampas de acessibilidade. Oitenta profissionais do consórcio Concrejato-Engeform participam do projeto e o número ainda pode crescer até o final da obra, cuja conclusão está prevista para o final do primeiro semestre de 2020.