Terminal 2 do Porto do Açu tem obra finalizada

Acciona utilizou tecnologia própria de blocos pré-moldados de concreto e um dos maiores diques flutuantes do mundo

Por Conexão Construção 02/03/2018 - 12:06 hs
Foto: Acciona
Terminal 2 do Porto do Açu tem obra finalizada
T2 possui 6,5 km de extensão e 13 mil metros de cais

A Acciona concluiu a obra do Terminal Portuário T2, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), realizada para a Prumo Logística.  O terminal, que demandou 21 mil toneladas de aço beneficiado e 350 mil metros cúbicos de concreto, foi construído utilizando a tecnologia do Kugira, um dos maiores diques flutuantes do mundo e de propriedade da Acciona, que chegou ao Brasil pela primeira vez em 2011 exclusivamente para este projeto. Com isso, o terminal é o primeiro no Brasil a ser erguido com blocos pré-moldados de concreto.

“A Acciona comemora a conclusão e entrega desta obra de imensa importância. Foi um desafio técnico muito grande, que conseguimos realizar com muita qualidade e profissionalismo. A tecnologia do Kugira e o engajamento da equipe nos permitiu desenvolver um excelente trabalho”, afirma Flávio Luis Saraiva, diretor de construção da Acciona no Brasil. 

No total, foram 2.800 metros de diques de proteção construídos com a tecnologia de caixões de concreto executados no Kugira. Foram utilizados 42 blocos flutuantes. A aplicação desta tecnologia na construção do quebra-mar possibilitou uma redução de 8,5 milhões de toneladas de pedras no enrocamento. Além disso, este método possibilitou que não fossem emitidas 100 toneladas de CO2.

O Terminal T2 foi construído para ser a porta de entrada, e proteção do mar aberto, do canal interno de navegação do Porto do Açu. Ele permitirá a passagem e ancoragem de grandes navios de granéis sólidos, produtos siderúrgicos, carvão, ferro-gusa, granito, granéis líquidos, carga geral e veículos, além de equipamentos e materiais destinados ao uso na exploração e produção de óleo e gás em plataformas offshore. O T2 possui 6,5 km de extensão, 13 mil metros de cais, 330 metros de largura e profundidade de 14,5 metros, e conta com uma área de frente ao canal interno, alugada às empresas de apoio às atividades offshore de petróleo e gás. 

O projeto gerou mais de 3.400 empregos diretos, com 90% de mão de obra local.