Concreto condutor de eletricidade pode ser utilizado para aquecer pisos, degelo e auto-regeneração de estradas
Projeto está sendo desenvolvido por alunos de engenharia civil do Instituto Mauá de Tecnologia
O concreto convencional, como pode ser encontrado hoje no mercado, não é um material condutor de eletricidade. Mas os estudantes de engenharia civil, do Instituto Mauá de Tecnologia, Felipe B. Tadini, Guilherme A. Akiyama, Rodrigo C. Silva e Vitor O. de Andrade conseguiram produzir concreto capaz de conduzir eletricidade e que suporte até 63ºC.
Os testes no produto ainda continuam e as conclusões do projeto serão apresentadas ao público no Instituto Mauá de Tecnologia, nos dias 27 a 29 de outubro, das 14h às 20h30, no campus de São Caetano do Sul (SP).
Aplicações
Nas residências ou até mesmo em edifícios comerciais, o concreto condutor de eletricidade pode ser usado para aquecer o ambiente, eliminando a necessidade de aquecedores, por exemplo.
Outro uso interessante para o produto seria na pavimentação das rodovias. Segundo os estudantes, seria possível aquecer o pavimento, para tornar o material levemente maleável e impedir a formação de trincas e fissuras. Já em locais muito frios, o concreto condutor de eletricidade seria capaz de descongelar estradas cobertas por gelo, evitando muitos acidentes de trânsito.