Compressor de ar portátil de alta pressão para a perfuração de poços artesianos

Atlas Copco X1200 consolida o crescimento da Hidrobombas em Goiás

Por Conexão Construção 28/10/2020 - 12:04 hs
Foto: Atlas Copco/Hidrobombas
Compressor de ar portátil de alta pressão para a perfuração de poços artesianos
Compressor de ar portátil de alta pressão Atlas Copco X1200

Em um trabalho de perfuração de poços artesianos, existem duas questões essenciais a serem levadas e consideração: vazão e pressão certas, que além de fazerem uma grande diferença no tempo de perfuração, também podem diferenciar o prejuízo do lucro em uma obra.

Desde 2016, o empresário Clairto Borile atua no Centro Oeste do País, onde fundou seu próprio negócio, a Hidrobombas, visando explorar a crescente demanda por poços artesianos na região.

No início das operações, a empresa alugava os compressores para cada obra e enfrentava o constante desafio do equilíbrio orçamentário: compressores de alta pressão tinham um custo de aluguel muito elevado, enquanto os compressores menores possuíam preços mais acessíveis, porém, tinham um ritmo de produção bem mais lento. 

Na busca por solucionar esse problema, Borile conheceu Harley Tedesco, da Coalumaq, distribuidor autorizado da Atlas Copco na região. Através de uma consultoria, teve acesso ao financiamento de um compressor de ar portátil de alta pressão Atlas Copco X1200.

Para a Hidrobombas, isto marcou o fim da era do aluguel de compressores e iniciou a consolidação e crescimento da empresa, uma vez que a aquisição do compressor através de financiamento se mostrou mais economicamente interessante que a locação de um equipamento similar.

Essa mudança gerou um aumento de produtividade, permitindo que a empresa realizasse mais obras em menos tempo. Em uma região onde a demanda de poços artesianos acompanha o intenso crescimento do agronegócio, quanto mais rápido puder terminar uma obra, mais novos negócios podem ser aproveitados.

Com esse aumento de produtividade, a Hidrobombas atualmente entrega de 4 a 5 poços por semana e tem capacidade para atender projetos de grandes profundidades, em todo o sul de Goiás e parte do Mato Grosso. Além disso, o agronegócio e obras urbanas também passaram a ser mais bem atendidas com o Atlas Copco X1200. “É um compressor muito silencioso, dá para conversar ao lado dele. Evitar a poluição sonora é muito importante quando se está com uma obra no meio da cidade”, afirma Borile.

Maior produtividade em menos tempo

A velocidade de perfuração sempre depende da dureza das rochas no solo, mas, mesmo nas mais difíceis, a produtividade surpreende até mesmo os profissionais mais experientes. Borile conta que em uma das perfurações, o solo tinha grandes trechos de rocha basáltica e que, mesmo assim, foi possível chegar a uma profundidade de 320 metros, abrindo o poço em diâmetro de 8 polegadas e perfurando o restante com 6 polegadas, tudo em tempo recorde.

“No passado, para chegar a esta profundidade eu tinha que usar dois compressores em ‘Y’ para a etapa final, e, mesmo assim, levava muito mais tempo. Além disso, o Atlas Copco X1200 tem um sistema denominado Flow Boost, que gera um pico de 10% a mais de vazão para limpar o furo. Na hora em que você sente a pressão da água, é só apertar um botão e toda a sujeira é expulsa.” – completa.

Outro ponto de destaque do X1200 é a segurança, tanto para o operador, quanto para o próprio equipamento e para o meio ambiente. Os dois botões de emergência, um no painel e outro próximo da mangueira, são fatores de segurança extra, além de o operador ter menos contato com o equipamento, o que evita acidentes.

“É tudo automatizado e possui no painel a indicação do nível de óleo e do filtro separador. Em outros modelos com que trabalhei, o operador tinha que ficar abrindo para olhar. Agora é possível conferir mesmo com o compressor em funcionamento.” – diz Borile.

Ele também destaca que o chassi 100% vedado do Atlas Copco X1200 elimina completamente um problema que, em sua carreira, já presenciou várias vezes – uma obra totalmente suja por vazamentos de óleo.

“Alguns compressores usam bandeja de contenção, mas o operador às vezes esquece e ela transborda, ou então chove. É um grande problema para limpar depois e sem falar que existe o risco de contaminar a água”, explica.

Segundo Clairto, cada vez mais os clientes têm seguido normas ambientais rígidas e sem essa característica do Atlas Copco X1200, a Hidrobombas ficaria sem acesso a várias grandes obras.

A Hidrobombas tem registrado um consumo de diesel entre 58 a 62 litros por hora, fazendo com que o Atlas Copco X1200 tenha o mesmo consumo que um compressor comum com a metade de sua potência.